domingo, 1 de janeiro de 2012

Dicas de Segurança na Condução da Moto! Clique nos links abaixo para visualizar as Dicas Animadas.

PILOTAGEM:

Sinalizar a freada - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto, facilite sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

Faixa divisória da pistaEsta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com micro esferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio.

Farol do espelhoQuando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

Manchas no asfaltoTenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista, portanto cautela!

Cabeceiras de pontesSempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

BuracosBuraco como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

NA CIDADE:

SemáforoAo parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

Com outras motosQuando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço. Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

UltrapassagemQuando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita.

EstacionamentoQuando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto! Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro.

Costurar no trânsitoApesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto.

Farol acesoAlém de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia. É recomendável que use o farol alto durante o dia, outros veículos lhe percebem mais facilmente.

EM RODOVIAS:

Ao entrar numa rodoviaAo entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma você não fechará os demais veículos.

Para sair de uma rodoviaPara sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize a motocicleta de forma a não perder o equilíbrio necessário à sua segurança.

Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutosJamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos, o imprevisto pode acontecer e nestes locais não existe área de escape.

Viajando à noite em rodovia de pista duplaViajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue em no máximo até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol. O ideal é não viajar à noite, pois neste horário os riscos são sensivelmente maiores.

Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisoresObserve os olhos do motorista em seus espelhos retrovisores. Um motorista que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.

Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frenteVeículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.

Quando um veículo tenta adentrar em sua pistaQuando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e vá até um pouco atrás dele em seguida de piscas com seu farol, de forma que o motorista perceba que pode entrar.

Um veículo cambaleando levemente de um lado para outroUm veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo, deixe-o ir à sua frente, nunca o ultrapasse pois o mesmo pode entender como uma "provocação" e então o seguir provocando acidente.

Nunca ultrapasse ou fique entre dois veículos mais pesados que o seuNunca fique ou ultrapasse entre veículos mais pesados que o seu.

Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seuEvite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.

NA CHUVA:

Na cidadeEvite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados.

As poças d'águasEvite as poças d'águas, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista).

Na pista de rolagemTanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos, mantendo uma distância segura do mesmo), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!

Calibragem de pneusAndar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva reduza a velocidade na medida em que aumenta o volume de água no asfalto e mantenha a pressão do pneu conforme indicação do fabricante. Para o caso de pneus "birrados"  ou mesmo pneus comuns em uso em estradas de chão reduza a pressão dos pneus, pois quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

VIAJANDO EM GRUPO:

Líder do percurso (guia ou ponteiro)Guia ou Ponteiro: Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos. Critérios de escolha do Guia: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente. Atribuições do Guia: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.

FerrolhoFerrolho: Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos. Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente. Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo.

A formação do grupoA formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Acredita-se que esse modo de pilotagem tem duas grandes vantagens: - Permite a todos, quando necessário, a realização de frenagem, sem comprometer os companheiros; - Não prejudica a ampla visão que o motociclista deve ter da estrada.

Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estradaDuas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.

As paradas para abastecimentoAs paradas para abastecimento e outras eventuais paradas, será sempre em postos situados do lado direito da pista. Evitando, assim, cruzamentos perigosos.

O motociclista neófitoO motociclista neófito (ou aquele que estiver em observação) viajará sempre no final do grupo, entre dois motociclistas experientes. Os motociclistas escolhidos para essa missão farão a ele um relato acerca das condições da estrada, mostrarão ao novato a posição dele na viagem e ensinarão a ele os sinais caracterizadores de perigo.

SINAIS UTILIZADOS NA ESTRADA:
Sinal: Perigo a frenteTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda   Perigo a Frente - Mão espalmada para cima.

Sinal: ChuvaTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda   Chuva - Dedo indicador apontado para cima.

Sinal: Pare atrás de mimTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Pare atrás de mim - Dedo indicador apontado para baixo.

Sinal: Olhe no retrovisorTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Olhe no seu retrovisor - Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor.

Sinal: Polícia ou radarTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Polícia ou radar à frente Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos (Não use na frente da polícia).

Sinal: Animais na pistaTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Animais na pista Quatro dedos apontados para baixo.

Sinal: Acenda o farolTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Acenda o Farol Dedo indicador e polegar em forma de circulo.

Sinal: Mantenha a fila duplaTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Mantenha a fila dupla Dedo indicador e médio em forma de “V”: (desmontar fila indiana).

Sinal: Parar para abastecimentoTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda   Parar para abastecimento Mão espalmada batendo no tanque.

Sinal: Aumente a velocidadeTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Mão espalmada para cima, em movimentos -Aumente a velocidade.

Sinal: Reduza a velocidadeTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Reduza a velocidade - Mão espalmada para baixo em movimentos.

Sinal: Vamos pararTodos os sinais serão efetuados com a mão esquerda  Vamos parar - Mão fechada para cima.

Obs 1. Os sinais acima podem ser desnecessários se os motociclistas e respectivos garupas estiverem utilizando um bom aparelho de intercomunicador.


Obs. 2. Caso o motociclista e ou o garupa tenham interesse, poderão encontrar maiores informações no site fonte, tais como: MANUAL DO MOTOCICLISTA e DIREÇÃO DEFENSIVA.

Fonte: Portal Moto Segurança - Segurança do Motociclista.













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