sábado, 16 de novembro de 2013

JORNADA RUMO AOS ANDES - DIÁRIO DE BORDO

Capítulo XIII da JORNADA RUMO AOS ANDES, DIÁRIO DE BORDO — DIA 13/11/2013 - De San Pedro de Atacama – Chile até Salta - Argentina, 700 km rodados de muito calor, frio, beleza, emoção e esgotamento físico e mental. Acompanhem essa aventura do Lobo, Adriano e Targélia nohttp://passeiomoto.blogspot.com.br/ com o apoio da Moto Chopper FM – www.motochopperfm.com.br

Clique no(s) mapa(s) para ampliar.

De manhã, ainda com o frio da noite do deserto, a moto que dormiu no sereno acusou erro no sensor do combustível. Rezei e Deus me atendeu. Liguei novamente e tudo certo. Partimos para a cordilheira mais uma vez. E dessa vez...dez graus negativos! Neve nos acostamentos. Tínhamos de parar para esquentar as mãos no motor da moto. Os dedos doíam muito. A paisagem lindíssima. Quando em retas andávamos a 160 kms p hora. Espertos sempre com as lhamas e alpacas no asfalto. Na aduana da argentina mais uma hr e meia. Depois trocar o dinheiro em Jujui. Tudo isso e ainda rodamos quase 700 kms. Amanha seguimos. Todos bem e as motos que ficaram fracas na altitude estão um canhão. Pela manha deserto, depois frio da neve e a tarde intenso calor. Resumindo foi isso. To caindo de sono e perdi o que já havia digitado com detalhes.. obrigado aos que torcem. Luebo da carretera.



"Neve, neve!!! Frio, de quebrar os dedos, tínhamos que parar p esquenta-los no motor da moto. Doía msm c luvas especiais. 10°negativos!!"



_______________________________________________________________

Capítulo XII da JORNADA RUMO AOS ANDES, DIÁRIO DE BORDO — DIA 12/11/2013 - De Arica – Chile até San Pedro de Atacama - Chile, 700 km rodados de muitas surpresas, beleza e emoção. Acompanhem essa aventura do Lobo, Adriano e Targélia no http://passeiomoto.blogspot.com.br/ com o apoio da Moto Chopper FM – www.motochopperfm.com.br

Clique no(s) mapa(s) para ampliar.

Ele veio, o lendário e temido deserto do Atacama. A região mais seca do mundo. Não há vida. Há sobreviventes... Acordamos ás quatro da manhã e seguimos ainda com estrelas. Subimos e descemos uma grande serra que ao lado da estrada existe um abismo vertiginoso. Para ajudar, trechos em terra devido a reformas. Preparamos 16 litros de combustível extra vez que tínhamos que rodar 300 kms onde não há posto. Ocorre que, assim que amanheceu os carabineiros (policiais) nos proibiram de carregar combustível sobre as motos. Pois bem, andando manero conseguimos chegar ate o posto, se eh que assim pode ser chamado. Muita areia, só areia, as vezes cobre o asfalto. Mas mta reta, se não fosse o problema da gasolina, dava pra voar.. Sofrendo com a aridez, ainda mais qdo passamos por um salar, conseguimos almoçar num boteco no meio do atacama. Precisávamos de gasolina e um caminhoneiro indicou um tiozinho que vendia.
Deu certo, abastecemos e seguimos. Durante td trajeto um forte cheiro de enxofre que chega a arder. Mas, sem duvida, o que compensa são as maravilhosas paisagens!! Montanhas de areia, de todas as cores, cânions. O céu mais azul do mundo!! Mas não é fácil... Rodamos quase 800 kms com essas características. Estamos em San Pedro de Atacama, cidadezinha cheia de turistas do mundo todo. Ruas de areia, afinal, eh deserto... o do Atacama! Estamos todos bem, apesar do cansaço físico e, principalmente, mental. Amanhã chegaremos na Argentina. As motos, incansáveis guerreiras!! Obgd a todos que torcem. Forte abç. LOBO DA ESTRADA.


 Almoço num boteco no meio do Atacama.. 
 Só areia..e vento..e calor..e frio.. O deserto eh impressionante. Passamos por um salar..cheiro fortíssimo de enxofre..
 Retas intermináveis..
 Oasis - e não é que tem mesmo..
 Deserto que nao acaba mais.. O lugar mais seco do mundo, Atacama. Não chove nunca..
 Caprichamos na gasolina pro deserto, mas os carabineros del chile não permitiram..

 Amanhecendo..estrada maravilhosa ao lado d um penhasco..

Como no chile eh proibido carregar combustível sobre motos, o jeito foi comprar clandestino..ainda bem que encontramos, se não estaríamos lá agora com temperatura de zero grau..

_________________________________________________________


Capítulo XI da JORNADA RUMO AOS ANDES, DIÁRIO DE BORDO — DIA 11/11/2013 - De Moquegua – Peru até Arica - Chile, 260 km rodados de muita beleza e emoção. Acompanhem essa aventura do Lobo, Adriano e Targélia nohttp://passeiomoto.blogspot.com.br/ com o apoio da Moto Chopper FM – www.motochopperfm.com.br

Clique no(s) mapa(s) para ampliar.

Um belíssimo dia!!! Rodamos pouco mas chegamos ao Pacífico e adentramos ao Chile. Partimos de manhã por imensas retas em meio a áreas desérticas sentido a Arica e desviamos para Ilo onde desde minha primeira viagem, na qual fui até o Rio de Janeiro em 2005, consegui realizar o sonho de chegar ao Pacífico. Quando ainda do alto da serra e senti seu cheiro tive a certeza de que estava de frente ao oceano Pacífico!! Muito emocionado, chorei dentro do meu capacete com uma paz muito grande. Era apenas eu, minha moto, o Pacífico e Deus. Ventava frio e a água estava muito gelada. Contudo, rapidamente me despi e literalmente mergulhei dentro de um dos meus sonhos.
Realizava ali algo que vinha sendo planejado há oito anos. Seguimos então rumo ao Chile onde tivemos o prazer de trafegar pela carretera Costanera peruana, que segue margeando o oceano. Dela adentramos a maior rodovia do mundo, a Transpanamericana, que liga os 17.000 km entre Ushuaia e o Alaska. Fizemos a saida na aduana peruana e com bastante burocracia a imigração para o Chile. Tudo certo e seguimos até Arica, onde estamos hospedados e conseguimos realizar o câmbio da moeda. Aqui o fuso horário é uma hora menos que no sudeste brasileiro. Neste momento terminamos os planos para a partida de amanhã as 5:00 horas onde atravessaremos o lendário e temido deserto do Atacama. Obrigado a todos que torcem. Até amanhã neste bat-local.

O homem, agora batizado oficialmente c testemunha peruana de Tripa da estrada, sai p jantar de pijama...

 o tripa cabe na sombra do poste, mas a cabeça fica de fora...



 Frio, água gelada, mas eu iria de qq jeito!




Qdo fiz minha viagem, de bike ate o rio de janeiro, comecei a sonhar em chegar ate o Oceano Pacífico. Realizei um sonho de alguns anos! Qdo o vi ainda de longe, sobre minha incansável moto, chorei de emoção. Eu, a moto, o pacífico, Deus e vc no meu coração!

 Pacífico

 Mais uma...

________________________________________________________________

Capítulo X da JORNADA RUMO AOS ANDES, DIÁRIO DE BORDO — DIA 10/11/2013 - De Cuzco - Peru até Moquegua - Peru, 700 km rodados e muita coisa aconteceu. Acompanhem essa aventura do Lobo, Adriano e Targélia nohttp://passeiomoto.blogspot.com.br/ com o apoio da Moto Chopper FM – www.motochopperfm.com.br

Clique no(s) mapa(s) para ampliar.

JORNADA RUMO AOS ANDES, DIÁRIO DE BORDO, DIA 10. De Cusco até Moquegua, 700 km rodados e muita coisa aconteceu. Partimos as 5:00 da manhã com chuva e seguimos pelo altiplano peruano (área plana com altitude bastante elevada). 150 km rodados e nos deparamos com um rally que passava pela pista, tivemos que esperar por uma hora. Bem amador, carros envenenados e o público esperando para ser atropelado nas curvas rsrs. Nem bem fomos liberados pra voltar a rodar e fomos parados pela policia carretera (polícia rodoviária). Apresentamos todos os documentos exigidos pela legislação do Peru, inclusive dois a mais, mas não tem jeito, quando ele quer ser desgraçado ele é. Nos exigiu 400 soles para liberar mas, por sercos policiais, aceitou "apenas" 50. Enojados com a situação e sem ter outra saída, demos o dinheiro e seguimos. A pista muito boa, cheia de retas, onde desenvolvemos mais de 170 kmh. Como companhia picos e montanhas inspiradores, iguais aos de filmes. Chegamos em Puno onde existe o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca. Tão grande quanto belo, parece o mar. Gôndolas e casas flutuantes feitas de taboa trançada, e os peruanos com suas roupas típicas, adornam as águas. 
Apesar de grande a cidade é muito pobre, cheia de sujeira, com um trânsito muito semelhante ao da Índia. Almoçamos em uma espelunca, nota 1,5, e seguimos sobre as motos. A altitude no início do dia era de 3.500 metros, novamente chegou a quase 5.000. Vimos neve e sofremos muito com o frio. Seja pelo Diamox ou pelas folhas de coca que mastigamos, não sentimos a altitude da cordilheira, todavia as motos ficaram muito fracas, nos exigindo andar em quarta marcha em alguns trechos. Já a 2.000 metros de altitude atravessamos uma área desértica cujas paisagens idênticas ao do filme Mad Max, com um vento que quase derrubava jma moto parada. A minha gasolina já estava na reserva e a próxima cidade a 140 km. Seria impossível. Mas aí vem Deus com a sua bondade infinita e em meio aquele deserto eis que surgem estacionadas duas motos com três ocupantes argentinos, sendo marido, mulher e filho. Traziam consigo três galões de combustível. Nos forneceram e não cobraram um centavo por isso. Foi a quantia exata para chegarmos a um posto de gasooina. Obrigado meu Deus!!! Agora estamos em um hotel em Moquegua, esperando uma pizza, a apenas 90 km do Pacífico, onde chegaremos amanhã. Estamos todos bem e como a altitude está em 1.400 metros as motos em perfeito funcionamento. Obrigado a todos que torcem, até amanhã. LOBO DA ESTRADA.












Um comentário:

  1. QUAIS OS HORARIOS DE FUNCIONAMENTO DAS ADUANAS ARGENTINA X CHILE E TAMBÉM CHILE X PERU
    junior
    email: atendimento@mundodasaguas.com.br
    skype: mundodasaguas1
    45-9967-7835
    45-3523-3060

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar nosso Blog e de postar comentário! Volte sempre!