Sinalizar a freada -
Faixa divisória da pista - Esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com micro esferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio.
Farol do espelho - Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.
Manchas no asfalto - Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista, portanto cautela!
Cabeceiras de pontes - Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!
Buracos - Buraco como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!
NA CIDADE:
Semáforo - Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.
Com outras motos - Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço. Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!
Ultrapassagem - Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita, especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita.
Estacionamento - Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto! Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro.
Costurar no trânsito - Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto.
Farol aceso - Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia. É recomendável que use o farol alto durante o dia, outros veículos lhe percebem mais facilmente.
EM RODOVIAS:
Ao entrar numa rodovia - Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma você não fechará os demais veículos.
Para sair de uma rodovia - Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize a motocicleta de forma a não perder o equilíbrio necessário à sua segurança.
Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos - Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos, o imprevisto pode acontecer e nestes locais não existe área de escape.
Viajando à noite em rodovia de pista dupla - Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue em no máximo até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol. O ideal é não viajar à noite, pois neste horário os riscos são sensivelmente maiores.
Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores - Observe os olhos do motorista em seus espelhos retrovisores. Um motorista que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.
Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente - Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.
Quando um veículo tenta adentrar em sua pista - Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e vá até um pouco atrás dele em seguida de piscas com seu farol, de forma que o motorista perceba que pode entrar.
Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro - Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo, deixe-o ir à sua frente, nunca o ultrapasse pois o mesmo pode entender como uma "provocação" e então o seguir provocando acidente.
Nunca ultrapasse ou fique entre dois veículos mais pesados que o seu - Nunca fique ou ultrapasse entre veículos mais pesados que o seu.
Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu - Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.
NA CHUVA:
Na cidade - Evite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados.
As poças d'águas - Evite as poças d'águas, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista).
Na pista de rolagem - Tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos, mantendo uma distância segura do mesmo), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!
Calibragem de pneus - Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva reduza a velocidade na medida em que aumenta o volume de água no asfalto e mantenha a pressão do pneu conforme indicação do fabricante. Para o caso de pneus "birrados" ou mesmo pneus comuns em uso em estradas de chão reduza a pressão dos pneus, pois quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
VIAJANDO EM GRUPO:
Líder do percurso (guia ou ponteiro) - Guia ou Ponteiro: Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos. Critérios de escolha do Guia: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente. Atribuições do Guia: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.
Ferrolho - Ferrolho: Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos. Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente. Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo.
A formação do grupo - A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Acredita-se que esse modo de pilotagem tem duas grandes vantagens: - Permite a todos, quando necessário, a realização de frenagem, sem comprometer os companheiros; - Não prejudica a ampla visão que o motociclista deve ter da estrada.
Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada - Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.
As paradas para abastecimento - As paradas para abastecimento e outras eventuais paradas, será sempre em postos situados do lado direito da pista. Evitando, assim, cruzamentos perigosos.
O motociclista neófito - O motociclista neófito (ou aquele que estiver em observação) viajará sempre no final do grupo, entre dois motociclistas experientes. Os motociclistas escolhidos para essa missão farão a ele um relato acerca das condições da estrada, mostrarão ao novato a posição dele na viagem e ensinarão a ele os sinais caracterizadores de perigo.
SINAIS UTILIZADOS NA ESTRADA:
Sinal: Perigo a frente - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Perigo a Frente - Mão espalmada para cima.
Sinal: Chuva - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Chuva - Dedo indicador apontado para cima.
Sinal: Pare atrás de mim - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Pare atrás de mim - Dedo indicador apontado para baixo.
Sinal: Olhe no retrovisor - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Olhe no seu retrovisor - Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor.
Sinal: Polícia ou radar - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Polícia ou radar à frente - Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos (Não use na frente da polícia).
Sinal: Animais na pista - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Animais na pista - Quatro dedos apontados para baixo.
Sinal: Acenda o farol - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Acenda o Farol - Dedo indicador e polegar em forma de circulo.
Sinal: Mantenha a fila dupla - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Mantenha a fila dupla - Dedo indicador e médio em forma de “V”: (desmontar fila indiana).
Sinal: Parar para abastecimento - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Parar para abastecimento - Mão espalmada batendo no tanque.
Sinal: Aumente a velocidade - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Mão espalmada para cima, em movimentos -Aumente a velocidade.
Sinal: Reduza a velocidade - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Reduza a velocidade - Mão espalmada para baixo em movimentos.
Sinal: Vamos parar - Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda Vamos parar - Mão fechada para cima.
Obs 1. Os sinais acima podem ser desnecessários se os motociclistas e respectivos garupas estiverem utilizando um bom aparelho de intercomunicador.
Obs. 2. Caso o motociclista e ou o garupa tenham interesse, poderão encontrar maiores informações no site fonte, tais como: MANUAL DO MOTOCICLISTA e DIREÇÃO DEFENSIVA.
Obs. 2. Caso o motociclista e ou o garupa tenham interesse, poderão encontrar maiores informações no site fonte, tais como: MANUAL DO MOTOCICLISTA e DIREÇÃO DEFENSIVA.
Fonte: Portal Moto Segurança - Segurança do Motociclista.
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