domingo, 26 de agosto de 2012

Almoço na Rua do Porto em Piracicaba - SP em 04/08/2012.

No dia 04/08/2012 marcamos um almoço na famosa Rua do Porto na cidade de Piracicaba - SP.

Escolhemos o Restaurante Portal do Engenho II, localizado na Rua Luiz de Queiroz, nº 113, Piracicaba - SP, Telefone 19.3432.5749, exatamente pelas indicações que recebemos de amigos que lá já haviam almoçado! E a indicação foi ainda mais precisa, para pedirmos o "File de Filhote na Brasa" ou "Bife a Parmegiana"!

Então a história começa assim:

Marcamos o passeio por e-mail, ficou combinado que sairíamos que dois grupos seriam formados:

Grupo 1 - Saindo as 9h30m do Auto Posto Belli de Espírito Santo do Pinhal - SP, parando no Auto Posto Rio Guaçú, na cidade de Mogi Guaçú-SP para agregar mais "manos", parando no Auto Posto após a cidade de Engenheiro Coelho, também para agregar mais "manos", e dali seguindo direto para a Rua do Porto em Piracicaba - SP, com chegada estimada para as 11h30m;



Grupo 2 - Saindo de São Paulo - SP, em bonde, pegando a Rodovia dos Bandeirantes, vindo direto até o cruzamento entre Limeira e Piracicaba, e seguindo direto para a Rua do Porto em Piracicaba - SP, chegada prevista para as 12h.



No Grupo 1 foram: eu (A7) e Flavia; Danilo (Bono Vox) e Fabiola; Bibiano (Realeza) e Luciana; Wilsinho e Evelyn; Henrique (Tuquinha); Monica e Victhoria (de carro).

No Grupo 2 foram: Renato e Katia; e, Cesão e Gabriela.

O Grupo 1 chegou primeiro no restaurante, paramos as motos bem na frente do estabelecimento, e o gerente já nos aguardava tendo reservado lugar no "deck" da frente, e assim ficamos bem de frente para a rua vendo o movimento e observando as motos que passavam, observem nas fotos abaixo:







A comida é simplesmente deslumbrante! Uma delicia, e o melhor, não é caro!

Após o almoço, retornamos bem devagar, vendo a paisagem, sentindo os cheiros, minha esposa por algumas vezes durante o percurso disse estar adorando sentir o cheio de flor de laranjeira, vendo as plantações de girassol.







Realmente andar de moto com os amigos é uma delicia, e você não vê a paisagem, faz parte dela!

Iremos retornar, para repetir mais esse passeio, por nós denominado "passeio geriátrico-gastronômico", primeiro por ter sido uma delicia, e segundo pois vários membros de nosso moto grupo não puderam estar presente conosco nesse dia, então vamos fazer um "sacrifício" de repeti-lo!

Estão convidados!

Até a próxima .............. 

____________________________________________________________________





Curiosidades da Amazônia: Filhote!
Vide: http://fabioromero.blogspot.com.br/2011/12/curiosidades-da-amazonia-filhote.html

Um dos peixes mais gostosos e que causa mais surpresa na Amazônia é o Filhote. Apesar do nome, é um peixe de couro que pode chegar facilmente a 100kg, ou seja, é inevitável ouvir aquela piadinha dos viajantes ao se deparar com peixe na feira do Ver-o-peso em Belém: se esse é o filhote, imagine o pai. Vamos a algumas curiosidades sobre ele:

Nomes: Piraíba, filhote

Descrição: Peixe de couro, de coloração escura, cabeça grande e olhos pequenos, pode pesar até 300kg e medir cerca de 20 metros, o dorso pode chegar a mais de 30cm. Peixes pesando até 60kg são conhecidos como filhote;

Ecologia: ocorre em lugares profundos, poços e remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios. Na Amazônia, é encontrado ao longo da costa da Ilha de Marajó.

Gastronomia: ao lado do Pirarucu, Tambaqui e Tucunaré, o filhote é considerado um dos peixes nobres da culinária amazônica. O quilo pode variar de R$ 7,00 nas feiras livres a mais de R$ 20,00 nos supermercados. A carne, bastante versátil, rende filés inteiros que vão bem assados, fritos, na chapa e cozidos. Em Belém, o peixe é incorporado a diversos pratos da culinária tradicional e comtemporânea: Caldeirada Paraense (filhote cozido com o sem tucupi, cebola, tomates, ovos, pimentação, caranguejo e camarão com ou sem jambu), filhote na crosta de castanha do pará com amendoas (recomendo no Manjar das Garças), assado na brasa com risoto de jambu e/ou ao molho de camarão, etc.

Abaixo algumas fotos tiradas por mim de um filhote pescado nas proximidades da Ilha do Mosqueiro, a 80km do centro de Belém: